CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CAPTAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS NA ÁREA DE SAÚDE

CORPO DOCENTE

Antonio Carlos Ribeiro da Silva – Doutor – Coordenação Pedagógica e Acadêmica do Curso
Antônio França da Costa – Mestre
Antônio Lázaro Soares do Amparo – Especialista
Antônio Veiga Argolo Neto – Especialista
Edraci de Andrade Alves. – Especialista

Juliana Santos – Especialista
Juliede de Andrade Alves – Mestra
Manoel Henrique de Miranda Pereira – Mestre
Maria Luiza Leitão Campelo – Especialista
Rodrigo Chagas Giudice – Especialista
Romualdo Anselmo dos Santos – Doutor

APRESENTAÇÃO

A administração pública municipal tem a missão institucional de promover o bem comum, através da realização de atividades dos órgãos públicos, visa atender aos anseios da sociedade, entretanto, para o pleno alcance dessa missão é necessário que os órgãos, os agentes e as atividades que compõe a gestão pública funcionem de forma sistêmica e simétrica.

O conhecimento pelos administradores e gestores da área de saúde, das formas, dos acessos e da utilização dos recursos federais, constitui-se em uma das ações consideradas prioritárias no âmbito do governo municipal, principalmente, no que se refere a captação, a aplicação desses recursos e a avaliação dos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da Administração Pública.

Nesse contexto, é imprescindível que os agentes que atuam nos órgãos públicos tenham capacidade técnica para o pleno exercício de suas funções.

Para essa finalidade a FUNDACEM selecionou neste Curso as seguintes disciplinas:
Recursos públicos, políticas públicas, planejamento e execução orçamentária;
Programas federais executados pelos municípios;
Convênios, contratos de repasse e prestação de contas com o TCU; Elaboração de projetos para captação de recursos federais não reembolsáveis;
O controle e a fiscalização dos recursos públicos federais: 
governança estratégica;
O controle, a fiscalização, a transparência e o acesso à informação dos recursos federais geridos pelos municípios;
Recursos federais transferidos aos municípios no âmbito do sus; Regionalização e espaços de pactuação, controle social e programas de saúde I;
Atenção especializada no SUS;
Programas de saúde II;
 Plano municipal de saúde e Sistemas de informação da saúde como ferramenta de apoio e auxílio na gestão.
Destaca-se ainda mais neste Curso, a disciplina Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais não reembolsáveis, que orienta criar diversos projetos de captação de recursos.
A eficiência da Gestão Pública mostra que servidores qualificados propiciam o oferecimento de melhores serviços aos cidadãos, sendo assim, a qualificação dos profissionais que atuam na área pública de saúde é um dos maiores investimentos a ser feito em prol do bem coletivo.

Seja bem vindo!
César Montes
Presidente da FUNDACEM
Coordenador Geral do Curso
(71) 98805-4321

JUSTIFICATIVA

O Setor da Saúde Pública Municipal passa no momento por um crescente número de problema, além de enfrentar muitas mudanças nas suas especificidades.

Observa-se também, que a expectativa de vida está crescendo ano a ano, justificando a necessidade de se aumentar a qualidade no acesso aos serviços de saúde pública.

Assim, os profissionais que se inserem no Setor da Saúde Pública, precisam compreender o espaço que estão inseridos, para que possam decidir de forma mais qualificada, diante da realidade que está sendo vivida.

Para tanto, os profissionais que atuam no setor de saúde pública municipal precisam se capacitar de modo a poderem executar suas atividades

OBJETIVOS

O curso se destina a orientar as formas possíveis de captação de recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, bem como conhecer de forma ampla os programas na área de saúde e sua aplicabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Identificar as principais fontes de recursos federais da área de saúde para captação e aplicação desses recursos;
· Compreender o ciclo de captação de recursos na área de saúde
· Abordar os principais programas federais geridos,pelos municípios na área de saúde;
· Aplicar os recursos públicos tendo como orientação os aspectos de economicidade, eficiência,
eficácia e efetividade da administração pública;
· Aprimorar o monitoramento e avaliação dos recursos utilizados na área de saúde;
· Conhecer os principais riscos envolvidos no trato dos recursos da saúde;
· Ter ciências das sanções pela inobservância das normas pertinentes na utilização dos recursos da saúde;
· Tomar conhecimento da responsabilidade dos agentes envolvidos com o uso dos recursos destinados a saúde.

PÚBLICO-ALVO

Secretários de Saúde, diretores,coordenadores, assessores técnicos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais,membros dos fundos de saúde,membros dos conselhos municipais de saúde, agentes públicos de áreas afins,graduados em outras afins.

APRESENTAÇÃO

MÓDULO I – RECURSOS PÚBLICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
ORÇAMENTÁRIA
Recursos Públicos
O que são recursos públicos;
quais as espécies de recursos;
Forma de acesso e obtenção;
Transferências voluntárias;
Transferências legais e constitucionais;
Requisitos para recebimento de transferências voluntárias;
Principais instrumentos para realização de transferência voluntárias e legais.
Políticas Públicas: Conceito,ciclo da política pública, efetividade;
As políticas públicas da saúde, educação, assistência social e de infraestrutura (obras): características,
alcance e indicadores.
Planejamento público :Importância,instrumentos de planejamento.
Como são abordados nas principais peças de planejamento (plano plurianual, lei de diretrizes
orçamentárias,lei orçamentária anual).
Execução Orçamentária: Fases da despesa. Fases da receita.

MÓDULO II – PROGRAMAS FEDERAIS EXECUTADOS PELOS MUNICÍPIOS
Principais programas da saúde:legislação e objetivos;
Principais programas da educação:legislação e objetivos;
Principais programas da assistência social:legislação e objetivos;
Principais programas da infraestrutura:legislação e objetivos;
Formas de transferências dos recursos vinculados a programas federais;
Execução dos programas;Prestação de contas

MÓDULO III – CONVÊNIOS,CONTRATOS DE REPASSE E PRESTAÇÃO DE CONTAS COM O TCU
Convênios
Legislação básica;
Definições:Concedente e Convenente;
Contrato de Repasse;
Definições:Executor e Interveniente;
Diferenças entre Convênios e Contratos de Repasse;
Celebração do instrumento;
Cláusulas obrigatórias;
Cláusulas acessórias;
Assinatura das partes;
Extrato de publicação e Publicação do convênio;
Comunicações ao Poder Legislativo;
Transferência dos Recursos;
Abertura e Movimentação da conta bancária;
Mudança de domicílio bancário;
Possibilidades e Vedações quanto a Realização de Despesas;
Procedimentos para pagamento de despesas;
Gerenciamento de Recursos não Utilizados;
Realização de Despesas após Vigência;
Remanejamento de Recursos;
Celebração de Termo Aditivo;
Rescisão e extinção;
Sanções aos Responsáveis;
Quitação das obrigações;
Fiscalização,Controle e Monitoramento;
Principais irregularidades que são detectadas pelos órgãos de controle;
Tomada de Contas Especial;
Sistema de Gestão de Convênio e Contratos de Repasse.
Prestação de Contas Convênios e Contratos de Repasse
Incluir Prestação de Contas;
Enviar a Prestação de Contas para Análise;
Resgate de Saldo da Aplicação;
Saldo Remanescente;
Prestação de Contas na modalidade de Termo de Parceria;
Antecipação da Prestação de Contas;
Incluir Antecipação da Prestação de Contas;
Incluir Estorno da Antecipação da Prestação de Contas;
Solicitar Devolução da Análise da Prestação de Contas;
Responder Solicitação de Devolução da Análise da Prestação de Contas;
Incluir Estorno da Antecipação da Prestação de Contas após a Devolução da Solicitação.
Prestação de Contas – Inadimplência
Incluir Inadimplência;
Incluir Estorno de Inadimplência;
Resgatar Prestação de Contas;
Retificar Análise;
Documentos devem compor a prestação de contas;
Comprovantes de despesas;
Formas de Pagamento das Despesas;
Guarda dos documentos;
Envio da prestação de contas.
O Processo de Contas no TCU
Prestação de Contas ao TCU;
Tomada de Contas no TCU;
Tomada de Contas Especial no TCU;
Exame de prestação de contas no TCU;
Julgamento da Prestação de Contas no TCU
Contas de Entidades Públicas X Entidades sem fins lucrativos
Controle Social e a Prestação de Contas;
Organizações do Terceiro Setor;
Prestação de Contas do Terceiro Setor.

MÓDULO IV – ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS
Apresentação de Propostas

Formas;
Tipos de demandas:demanda espontânea;demanda induzida;
Emendas;
Características;
Conceitos;
Descentralização de recursos;
Programas de governo;
Panorama atual;
Ministérios e áreas de atuação;
Instrumentos de Pactuação
Principais conceitos;
Principais instrumentos;
Legislação base e normativos;
Noções de orçamento;
Noções de finanças municipais
Definição de projeto
Conceito;
Finalidade
Ciclo de vida do projeto
Fases do ciclo de vida do projeto;
Iniciação;
Planejamento;
Execução;
Encerramento;
Passos que antecedem a elaboração de um projeto
Identificação pragmática e adequada do problema e definição lógica do objeto para solução;
Definição do contexto,do problema e da proposta;
Adequação do objetivo do projeto ao objetivo da ação disponibilizada pelo agente financiador;
Montagem da estrutura de apoio necessária;
Características de um bom projeto
Identificação e adequação dos principais aspectos que serão considerados pelo Financiador;
Grau de maturidade e perspectiva de viabilidade de auto sustentação;
Identificação prévia dos resultados esperados com a implementação do projeto;
Identificação dos fins;
Clareza dos objetivos;
Planejamento
Principais elementos;
Principais fontes de financiamento;
Onde e como identificar oportunidades;
Principais elementos para a formulação de um projeto
Elaboração da metodologia;
Conhecimento mínimo da área e das necessidades
Bases e critérios para elaboração de um projeto
Análise de viabilidade: viabilidade financeira; viabilidade econômica; viabilidade técnica; viabilidade
ambiental; viabilidade social; viabilidade política; viabilidade de localização; viabilidade de gestão;
viabilidade operacional;
Fatores internos de influência:forças;fraquezas;
Fatores externos de influência:oportunidades;ameaças;
Estrutura e elaboração do projeto
Estruturação do projeto:observações e principais cuidados para a elaboração do projeto;
Apresentação geral;
Estrutura básica do projeto;
Elaboração do projeto: o ambiente do projeto; título; resumo; duração e período de execução; planilha
orçamentária;orçamento do projeto;composição de custos;
Objetivos:gerais; específicos;resultados esperados;
Metas:metas qualitativas;metas quantitativas;
Etapas:ação;atividade meio;atividade fim;
Cronogramas físicos e financeiros;
Indicadores;
Estatísticas;
Capacidade operacional e capacidade técnica;
Justificativa;
Público alvo;
Responsáveis pela elaboração;
Especificidades;
Plataforma Mais Brasil e SICONV
Definição;
Apresentação;
Particularidades;
Exemplos práticos de propostas;
Características;
Dados gerais;
Como navegar;
Tutoriais de cadastramento;
Principais Agentes Financiadores de Projetos – Internos.Externos;
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais não reembolsáveis
A administração pública;
Finalidade;
“A promoção do bem comum”;
Administração patrimonialista,burocrática e gerencial;
Empreendedorismo governamental;
Aumento das receitas municipais versus atendimento das necessidades dos cidadãos;
Transferências de Recursos Federais;
Recursos disponíveis;
Levantamento das Necessidades;
Elaboração de Projeto;
Termo de Referência;
Projeto Básico;
Documentação Necessária;
Preparação da Proposta;
Requisitos da Proposta;
O SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal;
Conceitos Básicos;Elaboração de Projetos;Análise de Projetos;Aprovação de Projetos;
Acessos:Livres e Restritos.

MÓDULO V – O CONTROLE E A FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS:
GOVERNANÇA ESTRATÉGICA.

Os Problemas da má gestão;
Conjuntura atual da administração pública brasileira;
Panorama geral da gestão municipal e as fragilidades institucionais detectadas nas fiscalizações federais;
Triângulo da fraude: as ações mitigadoras de controle para elevar a capacidade de uma entrega mais efetiva
das políticas públicas;
Governança Pública: como potencializar a dinâmica de atuação do Controle Interno;
O porquê da adoção de uma estrutura de integridade nos municípios;
Riscos para a integridade:como atacar as causas das disfunções nas Contratações;
O pregão eletrônico na prática: Fase Interna, externa, recursos, novos paradigmas do pregão eletrônico,
operacionalização do sistema de compras governamentais.
MÓDULO VI – O CONTROLE, A FISCALIZAÇÃO, A TRANSPARÊNCIA E O ACESSO À
INFORMAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS GERIDOS PELOS MUNICÍPIOS
Controle:

As formas de controle vertical e horizontal;
Distinção entre controle interno e controle externo;
Órgãos que exercem os controles;
Forma de atuação dos órgãos de controle;
Encaminhamentos de irregularidades;
Responsabilização do agente público frente à gestão dos recursos repassados pela União;
Transparência;
Transparência com o gasto público;
Acesso à informação pública no Brasil;
A nova lógica do serviço público brasileiro;
Distinção entre Transparência Ativa e Passiva;
Transparência Ativa (lei 12.527/2011);
Transparência Ativa (lei 101/2000 e lei 131/2009);
Portal da Transparência da União,seu funcionamento;
Lei de acesso à informação:
Lei de Acesso à Informação (LAI) e a transparência passiva;
Abrangência e conceitos fundamentais da LAI;
Princípios;
Do procedimento de acesso à informação;
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Físico e Eletrônico;
SIC Federal;
Do direito do solicitante,das restrições de acesso à informação;
Classificação da informação,prazos e recursos;
Das responsabilidades;
Regulamentando a Lei de acesso à informação no Município;
Programa de fomento à transparência Municipal;
Entendendo os Rankings de Transparência Federais;
Oficina de análise da Transparência Municipal;
Atuação do Ministério Público Federal quanto ao descumprimento legal;
Transparência Pública na visão do MPF;
Sanções pelo descumprimento da legislação no que se refere à Transparência.

MÓDULO VII – RECURSOS FEDERAIS TRANSFERIDOS AOS MUNICÍPIOS NO ÂMBITO DO SUS
Recursos do SUS;
Requisitos que os Municípios devem cumprir para receber recursos federais para a saúde; formas de
transferência dos recursos federais para a saúde;
Transferências regulares e automáticas;
Remuneração por serviços produzidos;
Convênios;
Movimentação bancária do dinheiro do SUS;
Em que pode ser gasto o dinheiro da saúde;
Mudanças nos blocos de financiamento do SUS (bloco da atenção básica, bloco da atenção de média e de
alta complexidade, bloco vigilância em saúde, bloco assistência farmacêutica, bloco gestão do sistema único
de saúde)
Bloco Custeio e Bloco Investimento;
Instrumentos de Planejamento da Saúde
Plano Municipal de Saúde;
Programação Anual de Saúde;
Relatório Anual de Gestão;
Relatório Quadrimestral;
SARGSUS/DIGISUS;
Novo financiamento da Atenção Básica Portaria 2979/2019,Emenda Parlamentar,Transposição de Recursos
Federais Remanescentes de exercício anteriores LC 172/2020.

VIII – REGIONALIZAÇÃO E ESPAÇOS DE PACTUAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PROGRAMAS DE
SAÚDE I

Instâncias de Pactuação;
Comissão Intergestores Tripartite (CIT);
Comissões Intergestores Bipartites (CIB) e CIR (Comissão Intergestora Regional);
Componentes do Pacto pela Saúde;
Termo de Compromisso de Gestão (TCG)/ COAP;
Estratégia Saúde da Família;
Programa de Saúde na Escola;
Academia da Saúde;
Saúde na Hora;
Programa Mais Médicos;
PROVAB – Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica/Médicos pelo Brasil;
Conselho Municipal de Saúde;
Conselho Local de Saúde;
Mecanismos de exercício do controle social;
Formas de exercício do controle social;
O direito à informação e o controle social;
Funções dos conselhos municipais:fiscalizadora,mobilizadora e deliberativa;
Condições para o exercício da função de conselheiro municipal

MÓDULO IX – PROGRAMAS DE SAÚDE II
Programa Melhor em Casa;
Cartão Nacional de Saúde;
PNAN – Programa Nacional de Alimentação e Nutrição;
Banco de Leite Humano;
Projeto Olhar Brasil;
Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS;
Humaniza SUS;
Programa Brasil Sorridente,CEO,LRPD,Consultório de Rua,PNAISP.

MÓDULO X – ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SUS
Urgência e Emergência (UPAs,Leitos de urgência, SAMU);
Saúde Mental (CAPS);
Pessoa com deficiência (CER);
Sistema de solicitação de habilitação – SAIPS;
Processo de captação por rede temática.

MÓDULO XI – PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
O que deve ser observado para a elaboração do Plano Municipal de Saúde;
A construção do Plano Municipal de Saúde (PMS);
Análise de dados a partir dos sistemas de informação em saúde;
Análise de Situação de Saúde;
Definição das diretrizes,objetivos,metas e indicadores;
O Planejamento Estratégico Situacional (PES);
A Política de Saúde Municipal,o Conselho e as Conferências de Saúde;
Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS);
O Fundo de Saúde.

MÓDULO XII – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA SAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO E AUXÍLIO NA GESTÃO
Sistemas de Informação da Saúde como ferramenta de auxílio na gestão e seu funcionamento,com ênfase
no SIOPS – O Sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde;
CNS – Cartão Nacional do Cidadão – “Cartão SUS”;
SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde;
SISAB – Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica;
Plataformas E-sus e E- gestor;
PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão;
Informatiza APS.

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CAPTAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS NA ÁREA DE SAÚDE

ANTÔNIO FRANÇA DA COSTA
Mestre em Direito Público pela UFBA. Especialista em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de
Jesus.Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Graduado
em Administração Pública pela Escola de Governo de Minas Gerais-Fundação João Pinheiro.

ANTÔNIO LÁZARO SOARES DO AMPARO
Especialização em Direito Público e Controle Municipal pela UNIBAHIA/FUNDACEM (2010).Graduado em
Ciências Contábeis pela UFBA em 2003. Habilitado para ministrar Magistério Superior pela
UNIBAHIA/FUNDACEM.

ANTÔNIO VEIGA ARGOLO NETO
Especialista em Gestão Pública,Graduado em Administração e em Direito.

EDRACI DE ANDRADE ALVES
Especialista em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA; em Obstetrícia pela UNIJORGE. Graduação em
Enfermagem pela UCSAL.

JULIANA SANTOS
Especialista em Auditoria e Gestão em Saúde,Auditoria do SUS,Gerenciamento em Processos de Trabalho
na Atenção Básica, Administração Hospitalar. Graduada em Enfermagem, Auditora em Saúde da
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

JULIEDE DE ANDRADE ALVES
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde. Mestra em Alimentos
Nutrição e Saúde (Programa de Pós-Graduação – ENUFBA); Especialista em Vigilância Sanitária.Graduada
em Nutrição.

MANOEL HENRIQUE DE MIRANDA PEREIRA
Mestrado na área de Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB/UFBA).
Especialista em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS pela Fundação Dom Cabral (FDC/Hospital Sírio
Libanês). Especialista em Gestão Regionalizada do SUS pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia
(EESP/SESAB).Graduado em Enfermagem.

MARIA LUIZA LEITÃO CAMPELO
Especialização em Auditoria em Saúde; em Saúde Pública com ênfase em PSF; em Saúde Coletiva com
ênfase em Gestão de Saúde; em Gestão do Trabalho e Educação Permanente, em Educação Pedagógica;
em Administração Hospitalar; em Apoio Institucional na Atenção Básica; em Gestão de Programas de
Residência Médica no SUS.graduação em Enfermagem pela UCSAL.

RODRIGO CHAGAS GIUDICE
Especialização em Gestão de Pessoas na Administração Pública pela Universidade Gama Filho, Graduado
em Administração pela UFBA.

ROMUALDO ANSELMO DOS SANTOS
Doutor (PhD) em Política pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, Mestre em Ciência Política pela
Universidade de Brasília (UnB)

INFORMAÇÕES

HORÁRIO DAS AULAS: Qualquer hora do dia ou da noite, em todos os dias da semana,
inclusive nos feriados.

INÍCIO DO CURSO: 07 de dezembro de 2020 a 07 de junho de 2022

FREQUÊNCIA: O aluno deverá ter a frequência obrigatória mínima de 75%.

AVALIAÇÃO: Serão realizadas provas e fóruns nas disciplinas do curso.

APROVAÇÃO: Será aprovado no Curso de Especialização o aluno que obtiver a
frequência de 75%, no mínimo, bem como nota igual ou superior a 7,0 (sete), em cada
uma das 12 (doze) disciplinas.

Obs.: Em caso do aluno ter frequência menor de 75% e ou nota na disciplina menor que
7,0 (sete),será certificado com o título de Curso de Extensão.

MÓDULOS EM ENSINO À DISTÂNCIA: Serão realizadas atividades obrigatórias utilizando a metodologia de ensino à distância através de atividades extraclasse como: leituras, exercícios, atividades, avaliação, fóruns e indicação de bibliografia a fim de tratar de temas inovadores sobre a matéria.As atividades desenvolvidas nos módulos de ensino a distância deverão ser obrigatoriamente realizadas.

INVESTIMENTO: O valor do curso por participante é de R$ 5.360,00 (cinco mil trezentos e sessenta reais), caso o aluno seja matriculado até 31 de dezembro de 2020, período do COVID-19, o valor do Curso ficará por matrícula R$ 3.436,00 (três quatrocentos e trinta e seis reais) desde que o pagamento seja feito de forma antecipada.

OBSERVAÇÕES: Todos os contratos para esse curso, deverão estar devidamente assinados pelo gestor e pagos para que o aluno possa começar o curso.
Os pagamentos poderão ser parceladas em até 12 (doze) vezes no cartão de crédito.

COMO REALIZAR A MATRÍCULA:
1) O pagamento pode ser feito diretamente na conta bancária em nome da FUNDACEM, CNPJ: 06.150.141/0001-77 – Banco BRADESCO, Agência 3545-9, C/C nº 27292-2 com envio do comprovante do depósito por e -ma i l pa ra a FUNDACEM fundacemssa@yahoo.com.br e ou SEDEX para o endereço:2ª Travessa Gersino Coelho,10 – Matatu, CEP: 40255-171, Salvador – BA. (Os depósitos bancários devem ser feitos com
identificação do nome do aluno,empresa,Prefeitura ou Câmara).

2) A matrícula e pagamentos também poderão ser realizados diretamente na sede da FUNDACEM,no endereço:2ª Travessa Gersino Coelho,10 – Matatu,Brotas, Salvador – BA e /ou no Alto da Ladeira do HGE, s/n (Fim de Linha ao lado do HGE), Avenida Vasco da Gama,(Prédio de 4 andares nas cores azul e branco com muro branco e pilastras azuis).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Identidade, CPF (original e cópia), certificado ou diploma de graduação.

Obs: Mudanças que por motivos imperiosos ou administrativos venham a ocorrer, o aluno será informado imediatamente.

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