CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR COM ÊNFASE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC

CORPO DOCENTE

Antonio Carlos Ribeiro da Silva – Doutor – Coordenação Pedagógica e Acadêmica do Curso
Cinthia Maria Seibert Santos – Mestra
Georgeton Pires Correia – Mestre
Gidélia Alencar da Silva – Mestra
Isabela Santos Albuquerque – Mestra
Isis Stadulne Aquino – Mestra
Ivã Silva Alakija – Especialista

Keucilene Andrade Cunha – Mestra
Laureci Ferreira da Silva – Doutora
Maria do Carmo Costa de Jesus Santos – Mestra
Patrícia Moura Cortez – Especialista
Paula Vanessa Franco Macedo – Mestra
Suse Alencar dos Santos – Especialista
Telma Lima Cortizo – Doutora

APRESENTAÇÃO

A Faculdade Visconde Cairu – Cairu e a Fundação César Montes – FUNDACEM apresentam um Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar – com Ênfase na Base Nacional Comum Curricular – BNCC,inédito no Brasil.

O Curso será realizado em Educação a Distância – EAD e terá uma carga horária de 360 horas que será oferecido em duas etapas seguidas, compondo 180 horas cada, sendo a primeira denominada de Formação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com nove módulos e a segunda etapa denominada Formação Avançada sobre a BNCC,com seis módulos.

No ato da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o então Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva assegurou a importância dessa norma nas redes de ensino e nas instituições escolares integrantes dos sistemas de ensino,na Educação Básica do Brasil.

A BNCC por si só não alterará o quadro de desigualdade ainda presente na Educação Básica do Brasil, mas é essencial para que a mudança tenha início porque, além dos currículos, influenciará a formação inicial e continuada dos educadores, a produção de materiais didáticos, as matrizes de avaliações e os exames nacionais que serão revistos à luz do texto homologado da Base. (SILVA,2018,BNCC)

A BNCC foi criada para definir os conhecimentos essenciais e competências que todo aluno da Educação Básica
deve desenvolver.

A BNCC estabelece direitos iguais de aprendizagem, organiza a progressão do ensino e aponta claramente o que se espera da escola.

A BNCC,contudo, não é currículo. Seu papel é ser referência obrigatória para a elaboração e revisão dos currículos da educação básica, em escolas públicas e privadas, no país inteiro, a perceber que: os currículos escolares são os
conteúdos a serem aprendidos; as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas; os planos
pedagógicos que são elaborados por educadores; os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino e os processos de avaliação.

Os caminhos da Educação são traçados no dizer de Castro (2015), “de maneira simples, é possível afirmar que a
Base dá o rumo da educação,isto é,diz aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos”.

Ao abordar sobre o currículo percebe-se que o mesmo se relaciona aos temas referentes aos conhecimentos escolares, aos procedimentos pedagógicos, às relações sociais, aos valores que a escola projeta às identidades dos estudantes.

Temos que ressaltar que as discussões curriculares “recaem sobre questões relativas ao conhecimento,à verdade,ao poder e à identidade.”(SILVA,1999).

Por essas e pelas questões das competências gerais da Educação Básica, surgiu o Projeto do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar – com Ênfase na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB”(BNCC,2018).

Seja bem vindo!
César Montes
Presidente da FUNDACEM

PRIMEIRA ETAPA DO CURSO

MÓDULO I – INTRODUÇÃO A BNCC
Estudo introdutório da Base Nacional Comum Curricular;
BNCC e Currículo;
A BNCC e o foco nas competências e habilidades;
Leis previamente criadas para orientar a educação: O que veio antes da BNCC?;
BNCC: pacto interfederativo e implementação;
Conhecendo a estrutura da BNCC;
A educação infantil na BNCC: você reconhece o que mudou?;
Cenas da próxima etapa: Ensino fundamental;
Agora é a vez da etapa final da educação básica: Ensino médio;

MÓDULO II – COMPETÊNCIAS BÁSICAS DA BNCC
Conceito de competências;
Direito à educação;
Dimensão histórica do termo competência;
Aplicação prática das competências;
A competência no ambiente escolar;
As competências gerais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
As competências gerais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC: educação infantil, educação
fundamental e ensino médio;
Competência Básica 1: Valorizar o conhecimento;
Competência Básica 2: Pensamento científico, crítico e criativo;
Competência Básica 3: Repertório cultural – fluir nas artes;
Competência Básica 4: Comunicação;
Competência Básica 5: Cultura digital;
Competência Básica 6: Trabalho e projeto de vida;
Competência Básica 7: Argumentação;
Competência Básica 8: Autoconhecimento e autocuidado;
Competência Básica 9: Empatia e cooperação;
Competência Básica 10: Responsabilidade e cidadania.

MÓDULO III – CURRÍCULO E SUAS IMPLICAÇÕES
Fundamentos do currículo escolar – conceitos;
Trajetória Histórica do Currículo;
As principais concepções de currículo, e as contribuições dessas, para o conhecimento escolar, e
para o desenvolvimento do Currículo no Brasil;
Teorias curriculares: teoria tradicional, teoria crítica, teorias pós-críticas;
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO
ESCOLAR COM ÊNFASE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC
A BNCC e suas contribuições para a (re)elaboração do currículo da educação básica;
Histórico da BNCC;
Como organizar o Currículo segundo a BNCC;
Os marcos legais que embasam a BNCC;
Etapas da Educação Básica;
Educação Infantil;
Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais;
Ensino médio.

MÓDULO IV – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA BNCC
Avaliação da aprendizagem como processo contínuo e intrinsecamente ligado ao ensino e às aprendizagens de acordo com as orientações da BNCC;
Impactos da BNCC para o processo avaliativo no que se refere às aprendizagens dos estudantes;
Características do processo avaliativo;
Conceito de avaliação. Avaliar ou examinar?;
Qual proposta seguir?;
Como então, avaliar competências?;
Definir critérios é importante para o processo?;
Compreendendo mais as funções ou modalidades da avaliação;
Avaliação das competências – Peculiaridades;
Como o educador pode utilizar as orientações da BNCC para direcionar sua prática dos diferentes níveis
educacionais;
Quais instrumentos avaliativos a serem utilizados?;
Portfólio, Feedback 360º e Mapa conceitual;
Soluções de problemas;
Avaliar competências:um desafio;

MÓDULO V – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL
A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL:Conceito de infância;
Pensadores que influenciaram a educação da primeira infância;
A institucionalização da educação infantil;
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Marco legal da educação infantil no
Brasil;
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BNCC e a educação infantil;
Direitos de aprendizagem;
Campos de experiências;
transição entre a educação infantil e o ensino médio.

MÓDULO VI – APLICAÇÃO CURRICULAR EM BNCC: ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO BÁSICA;
EDUCAÇÃO BÁSICA – A ÁREA DE LINGUAGENS: Componente Língua Portuguesa;
Componente Arte;
Componente Educação Física;
Componente Língua Inglesa;
EDUCAÇÃO BÁSICA – A ÁREA DE MATEMÁTICA: Componente Matemática;
EDUCAÇÃO BÁSICA – A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: Componente Ciências Humanas;
Componente Geografia;
Componente História;
EDUCAÇÃO BÁSICA – A ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO: Componente Ensino Religioso.

MÓDULO VII – APLICAÇÃO CURRICULAR EM BNCC: ENSINO MÉDIO
Ensino Médio no contexto da Educação Básica;
A BNCC do Ensino Médio;
Currículos: BNCC e itinerários;
A área de Linguagens e suas Tecnologias;
A área de Matemática e suas Tecnologias;
A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Formação Técnica Profissional.

MÓDULO VIII – TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO
Inovação e tecnologia no ensino fundamental;
Sumário;
Apresentação;
BNCC e integração da tecnologia;
Cultura digital;
Letramento digital;
Cidadania Digital (fake news,cyberbullying e segurança na rede);
Tecnologia e sociedade;
Pensamento computacional: abstração e algoritmos; decomposição e reconhecimento de padrões;
movimento maker,design thinking e gamificação;
Tecnologia digital:representação de dados (pegada digital);hardware e software;
comunicação e redes;
Gestão da tecnologia na escola: o dispositivo do aluno; a formação do professor; o planejamento da
integração dos recursos;a infraestrutura mínima.

MÓDULO IX – ÉTICA E VALORES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Ética:percurso histórico – etimologia,conceitos e principais correntes filosóficas e distinção entre moral e ética;
Os três pilares do nascimento do pensamento ético ocidental: Sócrates,Platão e Aristóteles;
Ética medieval;
A ética contemporânea;
Ética empirista;
Ética essencialista;
Ética individualista;
Ética da responsabilidade;
Ética discursiva;
Educação e compromisso ético;
Ética na Base Nacional Comum Curricular – BNCC;
O valor;
Valores e valorização na BNCC.

SEGUNDA ETAPA DO CURSO

MÓDULO I – FUNDAMENTOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA RUMO A 2030
Rumo a 2030:Uma Nova Visão para a Educação;
Política Públicas Educacionais:BNCC – Base Nacional Curricular Comum;
BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
BNCC – Uma base definidora dos Direitos de Aprendizagem;
Empregando a BNCC;
A BNCC é uma Ferramenta Facilitadora;
A BNCC é uma Bússola;
A BNCC não é Currículo;
A Disposição da BNCC;
Currículos: elaboração e revisão;
BNCC e Formação Docente;
Orientações ONU (Organização das Nações Unidas) /UNESCO (União das Nações Unidas para a
Educação,a Ciência e a Cultura);
OS Quatro Pilares da Educação;
O Relatório Delors e os Quatro Pilares de Educação;
Organização,Estrutura e Formas de atuação do movimento Todos pela Educação;
Visão da Escola;
Exemplos de visão de futuro: Visão de Mundo; Visão de sociedade; Visão de conhecimento; Visão de
escola;
Governança e Governabilidade frente ao cenário de Gestão Democrática;
Governança;
Governabilidade;
A Governança Educacional;
Gestão Democrática;
Liderança Institucional;
Instrumento para Gestor Escolar.

MÓDULO II – METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Principais métodos de ensino usados no Brasil:Tradicional (ou Conteudista);
Construtivismo (de Piaget);
Sociointeracionismo (de Vygotsky);
Montessoriano (de Maria Montessori);
Exemplo de metodologias ativas;
Papeis do Coordenador Pedagógico na Escola:Acompanhar o desempenho dos alunos;
Critérios de eficácia escolar – Resultados;
Selecionar em articulação com os docentes,os métodos e materiais a serem utilizados;
Monitorar o desempenho dos professores;
Fazer a ponte de comunicação entre todos os envolvidos no processo educacional;
Estruturar o projeto político-pedagógico da escola;
Assegurar que o planejamento pedagógico atenda fielmente à fundamentação do PPP.
Funções da Coordenação Pedagógica: articulação,formação e de transformação.
Articulação: observa a conduta pedagógica dos docentes; acompanha o processo de ensinoaprendizagem, critério de eficácia escolar; incentiva o trabalho interdisciplinar com projetos e meios
para tal.
Formação: critério de eficácia escolar (gestão de pessoas); faz trabalhos coletivos pedagógicos
frequentes; realiza encontros com os docentes; atende aos professores individualmente; estabelece a
mediação entre direção, famílias, alunos e professores; articula planejamento, currículo, avaliação de
aprendizagem e a formação continuada da equipe docente.
Transformação: inovar estudos e planejamentos; mapear dados para prevenção de conflitos;
implementar tecnologias e inovações que auxiliem o processo de ensino aprendizagem; identificar
necessidades dos docentes e alunos, transformando a realidade quando necessário. Relações
pedagógicas criadas em um ambiente escolar: relação direção-professor, professor- professor, alunoaluno,professor-aluno,direção-pais.

MÓDULO III – PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGOGICA INTERDISCIPLINAR
O reconhecimento dos saberes docentes;
Saberes que constituem a profissão docente;
O professor forma do modo como é formado;
Modelos de formação docente;
A importância da aprendizagem pela experiência;
A construção de uma relação dialógica;
Edificando relações pedagógicas dialógicas;
Desafios e importância da Pedagogia de Projetos;
A construção de conhecimentos na Pedagogia de Projetos;
Fundamentos teóricos de Projetos Interdisciplinares;
O Professor como condutor do Projeto Interdisciplinar;
Planejamento da ação pedagógica interdisciplinar: construindo projetos interdisciplinares à luz da
BNCC;
Apresentado projetos interdisciplinares;
Projeto interdisciplinar 1;
Projeto interdisciplinar 2.

MÓDULO IV – ADEQUAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP À NOVA BNCC
Conceituação do PPP;
Estrutura do PPP:Contextualização histórica da comunidade e da escola;
Caracterização da comunidade escolar;
Diagnóstico com base nos indicadores educacionais da escola:
a) Indicadores de acesso;
b) Indicadores de fluxo;
c) Indicadores de aprendizagem.Missão,visão,princípios e valores da escola;
Fundamentação teórica e bases legais tendo como referência a BNCC;
Plano de Ação e/ou Atividade.

MÓDULO V – GESTÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão Pedagógica:
A organização do tempo pedagógico;
Autonomia Pedagógica;
Acompanhamento/Avaliação;
Conceitos;
Objetivos (para quê?);
Gestão de Resultados;
Gestão do Conhecimento:
Conceito;
BNCC e o desenvolvimento de habilidades e competências;
Fases do processo de gestão do conhecimento,segundo Vasconcelos e Ferreira (2002)
a) aquisição e geração do conhecimento;
b) disseminação,compartilhamento e transferência do conhecimento e
c) codificação do conhecimento ou construção da memória.

MÓDULO VI – GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Gestão Administrativa e Financeira:
Planejamento:Princípios e Pressupostos;
Instrumentos de gerenciamento da rotina administrativa/financeira;
Prestação de contas dos recursos recebidos.
Gestão da Eficácia Escolar à luz da BNCC:
Controles: Frequência (alunos / professores);
Controle de Custos;
Gerenciamento de Resultados:Controle de qualidade e Controle Social;
Prestação de Contas Social;
Diálogo com as famílias;
Consulta pública.
Estratégias de Controle da Aprendizagem:
Aprendizagem Colaborativa à luz da BNCC;
Educação de tempo integral/Integrada.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ACADÊMICA DO CURSO

Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho – Portugal. Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu e Atualmente é Presidente (Gestão 2017/2020) e Professor da Fundação Visconde de Cairu, Graduação em Ciências
Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu,Especialista em Educação à Distância (UCB).

COORDENAÇÃO GERAL E EXECUTIVA DO CURSO
José César Montes
Mestre em administração com ênfase em Consultoria e Ensino Superior pela UFBA. 
Especialista em Administração pela UFBA, Especialista em Educação à Distância pelo SENAC, bacharel em Ciências Econômicas.

CORPO DOCENTE – PRIMEIRA ETAPA

LAURECI FERREIRA DA SILVA
Doutora em Educação, Mestra em Língua e Cultura, Graduada em Letras Vernáculas – pela (UFBA),
Especialista em Psicopedagogia Escolar – Unidade Avançada de Pós-graduação, Professora de Língua
Portuguesa do Ensino Fundamental, Médio e Superior, Formadora de professores, Coordenação
Pedagógica.

ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA
Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho – Portugal. Mestre em
Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu e Atualmente é Presidente (Gestão 2017/2020) e
Professor da Fundação Visconde de Cairu, Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde
de Cairu,Especialista em Educação à Distância (UCB).

PATRÍCIA MOURA CORTEZ
Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, Especialista em Psicopedagogia Clínica e
Institucional,Graduada em Filosofia

GIDÉLIA ALENCAR DA SILVA
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – Portugal (2006), Especialista em
Educação à Distância – EAD pela Fundação Visconde de Cairu (2016), Graduada em Licenciatura em
Pedagogia pelas Faculdades Integradas Ipitanga (2003), Professora da Fundação Visconde de Cairu e
da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

TELMA LIMA CORTIZO
Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC/UNEB.
Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade do Porto – Portugal (FPCEUP) com bolsa da CAPES. Mestrado em Educação e
Contemporaneidade pela UNEB (2011). Graduação em Pedagogia pela UFBA (1992). Especialização
em Metodologia e Prática do Ensino Superior pela UNIJORGE (2008).

SUSE ALENCAR DOS SANTOS
Especialista em Coordenação Escolar e Gestão Educacional pela Fundação Visconde de Cairu (2019),
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Ipitanga (2004).Atualmente é
professora regente na SMED – Secretaria Municipal da Educação do Município do Salvador.

KEUCILENE ANDRADE CUNHA
Mestrado profissionalizante em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, Licenciada em
Geografia pela UCSAL, Professora de Geografia, pós graduada em Educação, Ciência e
Contemporaneidade pela UEFS – BA, Professora de de pós graduação do curso em Pedagogia na
Fundação Visconde de Cairu.

ISIS STADULNE AQUINO
Mestre em Estudos Multidisciplinares, pela Buffalo State University de Nova Iorque, Especialização em
Gestão da Educação, pela PUCRS, e em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa pela UFRGS,Gestora
escolar, especialista em educação bilíngue e currículos internacionais.Graduou-se em Letras,com dupla
habilitação,Professora de inglês,português,redação e literatura,Graduação em Letras.

IVÃ SILVA ALAKIJA
Formado em Filosofia, com Especialização em Consciência e Educação, Professor de Filosofia, Ética e
Cidadania e Pedagogia Social na Fundação Visconde de Cairu. Membro do Grupo de Pesquisa Poética
Pragmática UFBA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Interculturalidade, Gestão da Educação e
Trabalho/ Projeto Cartografias Epistemológicas: o Estado da Arte da Produção de Conhecimento
Decolonial /pós-colonial na Bahia (2003 a 2008) e suas interfaces com os contextos da EJA,Graduado
em Filosofia.

CORPO DOCENTE – SEGUNDA ETAPA

MARIA DO CARMO COSTA DE JESUS SANTOS
Mestre em Ciências da Educação; Pós-Graduação em Gestão Educacional; Pós-Graduação em
Docência do Ensino Superior; MBA em Psicologia Organizacional; Especialização Psicopedagogia
Institucional; Graduação – Licenciatura e Bacharelado em Artes Plásticas; Curso de Comunicação
Liderança e Oratória,Curso de Coaching Integral Cognitivo.

PAULA VANESSA FRANCO MACEDO
Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2007), graduação em letras
vernáculas com inglês pela Universidade Federal da Bahia (2002); professora de português e inglês do
Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua
Portuguesa e inglesa.

ISABELA SANTOS ALBUQUERQUE
Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006); Graduação em Geografia pela
UFBA (2002); Professora do Instituto Federal da Bahia; Experiências na área de Geografia, atuando
principalmente nos seguintes temas: geografia, formação docente, formação de professores, educação
e laboratórios de ensino.

GEORGETON PIRES CORREIA
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo GESTEC / UNEB.Graduação em Pedagogia.
Atualmente assume a DIRPE/SEDUC – Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação em
Madre de Deus, Experiência em consultorias pedagógicas e em docência superior, atuando
principalmente no seguinte tema: Gestão Educacional, Currículo e Educação Escolar, Indisciplina
Escolar,Educação e Tecnologias.

CINTHIA MARIA SEIBERT SANTOS
Contemporaneidade da UNEB. Graduada em Pedagogia – UNEB; Atuou como consultora pedagógica
do Programa RENAFOR em Currículo e Avaliação – SEC-BA/IAT; Coordenadora Pedagógica da
Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de Salvador. Professora do Centro
Universitário Mauricio de Nassau. Tem experiência na área de Educação, nos seguintes temas:
educação, educação infantil; educação não-formal; projetos socioeducativos; formação inicial;
formação continuada de professor.

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